Top 7 Dicas de Social Mídia

Top 7 Dicas de Social Media

No começo de Setembro tive a honra de participar do programa Em Contexto, onde o queridíssimo Edson Rossatto e eu conversamos sobre algumas dicas de Mídias Sociais para novos escritores que querem divulgar seu trabalho. Se você tiver um tempinho (30 minutos) livre, assista aqui nesse vídeo:

Bom, se você assistiu o vídeo vai sentir que… meio que ficou faltando alguma coisa, né?! Faltaram alguns exemplos práticos, e dicas diretas! O intuito desse post é compartilhar justamente as Top 7 dicas para ajudar você, novo criador de conteúdo, a compartilhá-lo com o mundo! Tenha sempre isso em mente, Marketing Digital é igualzinho Marketing tradicional, só que potencializado pelo alcance do Digital (o mundo inteiro) e com uma das minhas coisas preferidas: Aqui, tudo tem registro!

1. Qual é o seu talento?

A palavra chave no mundo digital é Relevância. Agora vivemos em um mundo onde há excesso de conteúdo. Toda criança com uma câmera vira Youtuber. Qualquer iliterato de boa vontade vira Blogger. Então o segredo é ser e ter conteúdos Relevantes. Descubra qual o seu talento e explore-o.

Tem uma voz maravilhosa?! Então por que raios escondê-la atrás da sua escrita? Faça um podcast, apareça em um vídeo! É carismática? Bota a cara na tela 😀 .. desenha bem pacas?! Inclua suas artes para a galera conferir!  De um jeito ou de outro, o importante é pensar “qual o meu diferencial, e porque alguém se daria ao trabalho de compartilhar isso com os amigos?” Se você sabe a resposta à essas perguntas não perca tempo!

2. Ouça, Aprenda, Interaja, Monitore, e Teste!!

Falamos em interagir, certo? Bom, mas também não é o melhor cenário do mundo sair interagindo a esmo, sem uma estratégia ou inteligência por trás disso. Tenha em mente o que eu disse no vídeo sobre as pessoas na praça separando em grupos. Se você está em um grupo conversando e, de repente, chega um sem noção falando alto, interrompendo todo mundo e tentando chamar a atenção, o que você vai pensar dele? Aqui é a mesma coisa, então primeiro OUÇA.

Com isso você vai, espera-se, aprender como seu público pensa, fala, e age. Com essa inteligência você poderá interagir com seu público.

Também é importante monitorar a performance de seus posts, o que as pessoas estão comentando sobre você e seus assuntos chave, e testar! Teste horários, dias, feriados, dias comemorativos diferentes e a performance do post. Quais hashtags funcionam melhor?! Para isso, você pode usar bastante as ferramentas que falaremos à frente!

3. Interaja…Sempre!

É óbvio que as pessoas mais famosas nas redes não vão conseguir responder toda e qualquer pessoa que falar com elas, mas tente de alguma forma interagir com seus fãs, faça-os sentirem-se especiais e, de alguma forma, privilegiados por acompanharem seu trabalho!

Saiba também quem são os maiores influenciadores do seu público alvo. Vai falar com Nerds? Todos eles seguem o @JovemNerd, o @NerdPai, o @GordoGeek. Se esses caras gostarem do seu conteúdo e pró-ativamente compartilharem com os fãs dele você está feito!

Pense também sempre em como engajar seu público fiel! O Word Online é gratuito e permite que várias pessoas criem um .doc ao mesmo tempo, por que não convidar seus fãs mais engajados a criar uma história com você?! Se precisar de ajuda com isso, é só me chamar!!

4. Use as ferramentas a seu favor!

Uma das coisas mais fascinantes do mundo Digital é que tudo pode ser rastreado. Se você abrir uma bomboniere, vai conseguir saber quantos clientes teve em um dia, qual a receita da Manhã Vs Tarde, os produtos que vendem mais, e etc. Mas em uma bomboniere digital eu posso, além disso, te dizer quantas pessoas entraram na loja, que produtos ela viram, em que momento desistiram da compra, descobrir que 75% das pessoas que compararam bubbaloo também compraram um suco, e outras coisas que nos ajudam a vender mais!

Podemos também pensar em como rastrear nossas comunicações. Que tal saber quantas pessoas foram expostas a uma Hashtag, quantas retweetaram algo, ou clicaram no seu link?!

O Tweetreach te permite consultar informações de uma Hashtag, ou de uma pessoa. No final desse post tem uma lista com as minhas ferramentas preferidas.

5. Mantenha uma cadência- frequência de posts

Essa é uma das partes mais difíceis na minha opinião, principalmente para quem não escreve de forma profissional. É importante de qualquer forma manter uma cadência para que seus leitores saibam quando esperar algo de você. Nada pior que um Blog/Perfil/Canal cuja última atualização foi no ano passado. Por que seguir essa pessoa?

Defina a frequência dos seus posts e faça o seu melhor para seguir com ela. Mas saiba, é difícil 🙂

6. Tenha em mente que, cada vez mais, o Facebook se transforma em um canal de mídia

Você quer ganhar dinheiro, certo? Pois é, o Facebook também… há duas formas de atingir seu público no Facebook, uma é com o que chamamos de Alcance Orgânico, e outra é com a mídia Paga.

Imagine que você tem uma página com 100 likes. Em 2010, se você postasse alguma atualização, o Facebook ia mostrar seu post para umas 50 pessoas que o algoritmo deles achava que teriam maior probabilidade de gostar. Em 2011 esse número baixou para 30 pessoas, em 2012 caiu mais um pouquinho, e foi caindo ano após ano e hoje, 2015, está próximo das 3 (Três) pessoas. É claro que há formas de aumentar esse número, e o pessoal do Catraca Livre é gênio nisso. As Palavras-chave para essa mágica são Relevância e Boca-a-boca.

Então, no Facebook, hoje a melhor forma de atingir seu público é postar uma coisa tão legal e pertinente que todo mundo vai querer compartilhar ou pagar para mostrar seu post para mais pessoas.

7. SEO é essencial, para qualquer coisa

Uma característica maravilhosa do mundo digital é que aqui nós podemos servir nosso conteúdo/produto/serviço à pessoa no momento em que ela precisar. Ao invés de colocar um anúncio de seu Perfume na revista da cidade que o pessoal vai ler no troninho, por que não colocá-lo como banner no site da Balada com uma chamada “Não vai conquistar ninguém com cheiro de Jornada de 40 horas, certo? Compre o Perfume X e faça sucesso!”. Clicou no banner cai na loja online, com uma foto de um Casal na balada, fazendo uma alusão ao quão cheiroso eles são e um botão gigante escrito “Compre agora com Y% de Desconto!”.

Ou então você pode garantir que quando as pessoas pesquisem por Perfume no Google, Bing, Yahoo, ou qualquer outro buscador elas vejam sua página em primeiro lugar! Para isso tem duas formas: Pagar (SEM –Search Engine Marketing) ou Otimizar (Search Engine Optimization).

Um dos meus trabalhos é a otimização constante das páginas do Office.com para que sempre que alguém buscar por Microsoft Office, encontre nossas páginas.

Conhecer as técnicas de SEO é primordial, e recomendo que vocês se aprofundem no assunto. Ter um blog, página, perfil, qualquer presença digital e não fazer SEO, é como ter a melhor câmera fotográfica do mundo e deixá-la sempre na gaveta do escritório. De que ela serve?

É isso, espero que as dicas ajudem tantos escritores por ai a divulgarem melhor seus conteúdos. Temos tantos gênios talentosos criando coisas lindas… espero ajudá-los a compartilhar isso!

Não deixe de conferir abaixo minha lista de ferramentas de Analytics preferidas!

Analytics

TweetReach.com – Permite que você procure por Hashtags e sua performance. Por que não usar a Hashtag do seu livro “#LivrodoDbm505” nos seus posts para acompanhar o resultado depois?!

Klout.com – O Klout é uma ferramenta bem interessante. Ele tenta criar um Ranking que mede a sua influência nas mídias sociais. Quanto mais alto o número, melhor. Uma bela forma de acompanhar seu avanço na rede.

TweetDeck.twitter.com – Ótima ferramenta para os amantes do Twitter. Veja seu feed, quem te mencionou, listas que você quiser, buscas por palavra-chave… por exemplo, sempre que alguém tweeta algo que tenha “office.com” escrito, eu vejo 😀

Analytics.Twitter.com – Ferramenta do próprio twitter, bem completa!

Analytics da sua Página no Facebook – Mesma coisa acima, ótimas ideias saem daqui!

Analytics do seu canal do Youtube – Meu preferido dos Analytics próprios! Veja quantas pessoas entraram no canal, quantas viram o vídeo, minutos assistidos, quantos % do vídeo as pessoas assistiram de fato, entre outros!

HootSuite – Ferramenta no estilo do TweetDeck, mas te permite (gratuitamente) acompanhar até 3 contas, podendo ser do Twitter, do Facebook, do Instagram, do Youtube… bem mais completinha!

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