Um novo Hobby!

Quando eu descobri que tradicionalmente as reuniões anuais do meu time aconteciam em Dublin na Irlanda e que em cerca de Dez meses eu poderia viajar para o tradicional território Celta, eu instantaneamente lembrei de dois amores antigos:

  1. Música Celta
  2. Paisagens e suas Fotografias

Mal sabia eu que voltaria de Dublin com alguns amores novos adicionados à lista, como Guinness, Pubs, e Jameson!

Pensando nisso eu comecei a ver mais e mais fotos de paisagens, até que um dia eu cruzei (relembrei, na verdade) com esse shot das Rocky Mountains:

Rocky Mountains - By Iudicibus
Rocky Mountains – By Iudicibus

Eu tinha visto essa foto em Julho de 2011… E como bem disse DiCaprio no filme Inception, a ideia é uma das maiores forças da Natureza… Ela fica lá no fundo da sua mente esperando o momento certo para aflorar e voltar à tona! Enfim, quase um ano depois de ver essa foto eu decidi que compraria uma boa Máquina DSLR (Digital Single Len`s Reflex) e aprenderia a reproduzir isso. Meu sonho era viajar até esses lugares magníficos e registrá-los de uma forma que me daria orgulho em mostrar aos amigos depois! Afinal, o Iudicibus não simplesmente tirou uma câmera qualquer do bolso, apontou para qualquer lado, e apertou um botão. Ele tirou um instrumento preciso da bolsa, escolheu a melhor lente para essa Paisagem… Ponderou sobre a Luz. Olhou atentamente os arredores e escolheu os melhores ângulos para testar, até se abaixar no meio da rua para registrar essa obra de arte! E era precisamente isso que eu buscava.

Estava cansado daquele desespero e necessidade quase automática de “apertar o botão” e compartilhar na internet depois. Fotos tiradas de forma tão superficial quanto as pessoas têm aproveitado tais momentos. Sentia cada vez mais forte que as fotos deixaram de ser algo para nós mesmos, para relembrarmos momentos que apreciamos, e passaram a ser algo para provar aos outros, para nos exibir… Assim como algumas experiências.

Pois bem, comecei então a pesquisar as máquinas. Com tantas opções por onde começar? As tradicionais Nikon, ou Canon? Talvez uma Sony? Ou, alguma outra marca? Sendo uma Nikon, qual modelo?! Quais as diferenças?! O que um amador como eu sentiria de diferença entre todas elas, afinal?! E por que Diabos tantas lentes diferentes?! Gizuis, faz tanta diferença assim mesmo uma lente?! Achei que lente era só para dar Zoom!

Depois de pesquisar muito, de conversar com vários donos dos mais diversos modelos, um amigo me disse o seguinte “no fim do dia é quase igual… O que muda mesmo é a interface da câmera. Canon é mais user friendly, Nikon tem mais opções de customização. O que vai fazer diferença nas suas fotos de verdade são as lentes”. Em um site comparativo que dava notas a cada quesito encontrei o texto que me tirou a dúvida: “A Nikon D5100 é ligeiramente superior à rival Rebel T3i na qualidade das fotografias, enquanto o vídeo e microfone da Canon (T3i) são superiores à concorrente”.

Mais para frente eu vou falar um pouco sobre o que aprendi nessa breve jornada, mas se você está escolhendo sua câmera também, esses foram os links para revieews (em Inglês) mais úteis para mim:

http://www.dpreview.com/reviews/nikond5100

http://www.dpreview.com/reviews/canoneos600d/

Ex: de vídeo da D5100 https://www.youtube.com/watch?v=HpVOSuGbByg

-> Quando eu assisti esse vídeo pensei “se essa é a parte ruim da máquina eu quero logo a parte boa!

Tudo que aprendi sobre fotografia foi pelo canal PhotographersOnYoutube com o caríssimo Gibran que ensina por amor, totalmente de graça, e com o KarlPhotography, do qual eu inclusive comprei um curso em DVD 🙂 Mais para frente vou compartilhar o pouco que sei no intuito de ajudar aqueles que sabem ainda menos e querem dar os primeiros passos!

Agora, deixe-me compartilhar um pouco de uma das paisagens mais impressionantes que já vi! Para juntar os dois amores (Música e Fotos) e entrar no clima, dê o play no vídeo abaixo e mergulhe nas paisagens das Montanhas de Wicklow!

Jhonnie Foxs` backyard
Jhonnie Foxs` backyard
Glencullen in Dublin, Ireland!
Glencullen in Dublin, Ireland!
Lonely man walking on tipical Dublin weather at Glencullen in Dublin, Ireland!
A Lonely man walking on typical Dublin weather at Glencullen in Dublin, Ireland!

 

Jhonnie Foxs Pub in Dublin, Ireland
Jhonnie Foxs Pub in Dublin, Ireland
Gaelic Ruins in Glendalough
Gaelic Ruins in Glendalough
Gaelic Ruins in Glendalough
Gaelic Ruins in Glendalough
Gaelic Ruins in Glendalough
Gaelic Ruins in Glendalough
Gaelic Ruins in Glendalough
Gaelic Ruins in Glendalough
Glendalough Nature Trails
Glendalough Nature Trails
Glendalough Nature Trails
Glendalough Nature Trails
Glendalough Nature Trails
Glendalough Nature Trails

E, para terminar em um tom engraçado, Kung Fu!

Everybody was Kung Fu Fighting!
Everybody was Kung Fu Fighting!

Gostou das fotos? Então comente 🙂

Deixe um comentário